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10 dicas para melhorar sua produtividade no trabalho

Ser uma pessoa produtiva não é exclusividade de poucas pessoas. Hoje vamos aprender como criar uma rotina que estimule nossa produtividade no trabalho, mesmo estando em casa.

Tenho lido em alguns sites e conversado com muitas pessoas e descobri um assunto em comum: o trabalho remoto, Home office, será o novo normal daqui pra frente. E foi pensando nesta nova normalidade que decidi elaborar este post.

Se você, assim como eu, está em trabalho remoto e gostaria de ler algumas dicas sobre como manter em alta a sua produtividade no trabalho em casa, então, continue lendo este texto!

1. Tenha consistência em sua rotina

Sabe aquela coisa de que, a cada dia você está focada ou possui uma meta nova pra sua rotina? Então, não vai dar muito certo. Isso porque, rotina precisam ser consistentes e não devem seguir um padrão para poder dar resultado.

Um bom exemplo é: uma semana você está focada na dieta e tem uma rotina alimentar exemplar de alimentação e exercícios. Já na outra esquece tudo o que fez.

Sendo assim, a sua rotina alimentar não possui um padrão e nem consistência. Com isso, a meta em conseguir perder peso ou ganhar massa magra não dará muito certo e você se frustará.

Por isso, tenha consistência em sua rotina, foque em um mapeamento comportamental para seguir durante um bom período. Caso essa metodologia não funcione para você, ai sim pode fazer alguns ajustes até que tudo esteja encaixado.

2. Faça agora e não acumule tarefas

Eu já falei dos malefícios da procrastinação aqui no blog e como isso é prejudicial à nossa vida. No entanto, não custa nada reforçar, já que nós seres humanos temos o dom de deixar pra depois, bem depois, o que poderíamos fazer agora.

Se todos os dias no seu expediente você entra em desespero porque a caixa de e-mails está lotada, tem milhares de reuniões agendadas na mesma hora e milhares de relatórios para entregar. Respire e fique calma!

A melhor maneira de você se organizar para cumprir suas tarefas no prazo é ter uma lista de demandas em ordem de prioridade. Sabendo o que é prioridade e o que pode esperar para ser produzido é o que te dará qualidade de vida no home office.

Não tem coisa melhor do que poder largar o serviço mais cedo porque você entregou todas as suas demandas, não é mesmo? No entanto, isso só é possível quando você se organiza e não acumula tarefas.

Delegar tarefas para outros colegas ou pedir ajuda em outras é uma ótima alternativa para você se organizar e dar conta de tudo, quando se tem muito trabalho. Mas isso não pode virar uma constante em sua vida. Por isso, dê preferência ao que é urgente

3. Faça listas e priorize as tarefas

Para complementar a dica anterior e você se organizar mais, nada melhor do que você ter um caderno para listar todas as suas tarefas que precisam ser feitas. Eu costumo listar o que preciso fazer na semana, e a medida que aparecem coisas mais urgentes, eu as priorizo trazendo para o topo. Assim a lista flui com mais facilidade.

O que deixa as pessoas desesperadas é saber que têm muitas tarefas para realizarem e não sabem por onde começar. Contudo, é importante lembrar que suas tarefas do trabalho não devem se misturar com as pessoais, ok?

Não importa quantos blocos ou cadernos de anotações você tenha, ou agenda online no celular: separe os compromissos por áreas da sua vida. Pessoal é pessoal e trabalho é trabalho!

4. Crie processos para facilitar a produtividade no trabalho

Criar processos é uma forma de otimizar o seu tempo, e tempo otimizado é garantia de melhor desempenho. Depois que você já elaborou sua lista de tarefas com as prioridades, que tal separá-las por categorias? Desta forma você dar andamento mais rápido ao seu trabalho.

um bom exemplo é separar um dia fixo em sua agenda para fazer os seus relatórios. Sendo assim, neste dia você pode se dar ao direito de deixar as notificações do workspace online desligadas e o e-mail fechado, assim você se concentra 100% na tarefa.

Outra boa dica é tentar condensar as reuniões sempre para o início da semana e mês. Desta forma você consegue planejar melhor suas tarefas e consegue dar os devidos retornos à equipe.

O segredo para se tornar um profissional produtivo no trabalho está na sua capacidade de gerenciar suas tarefas, e não ficar até tarde fazendo tudo o que precisa fazer.

Por isso, não se engane que trabalhar 22h por dia o colocará em destaque na equipe, se suas entregas não forem consistentes. Se você tem uma jornada de 9h diária e consegue entregar as demandas em 5 ou 6, não perca seu tempo com rotinas desnecessárias que baixam seu rendimento.

5. Programe a sua rotina pelo menos um dia antes

Se programar para fazer suas tarefas além de economizar tempo, faz com que sua produtividade no trabalho renda muito mais. Com isso, você não perde tempo pensando o que priorizar.

Eu mesma, costumo ter minhas tarefas pessoais bem definidas durante o mês, geralmente pagamento de contas, já que não estou saindo de casa. Com isso, fica mais fácil planejar a vida sem grandes surpresas. No entanto, eu costumo preparar minha agenda do trabalho um dia antes depois que largo o expediente.

Sem ter de me preocupar com demandas, eu abro minha agenda e listo todas as tarefas prioritárias que devo fazer no dia seguinte. Pois, como está tudo mais fresco na cabeça, se eu deixar pra organizar isso no dia, com certeza eu vou esquecer tudo e acabar me atrapalhando. Por isso, eu sugiro que você anote todas as suas pendências do dia seguinte na sua agenda. Isso vai facilitar sua vida de um jeito que você nem imagina!

6. Utilize as ferramentas de produtividade no trabalho à seu favor

As ferramentas de produtividade farão toda a diferença no rendimento do seu trabalho. E saber usá-las pode significar mais ganho de produtividade e sobra de tempo para você descansar ou adiantar alguma tarefa. Ou seja: as ferramentas de produtividade, se bem utilizadas, podem reduzir a sua jornada e te dar mais qualidade no trabalho.

A seguir, vou listar algumas ferramentas importantes que eu utilizou ou já utilizei no meu dia a dia. Lembrando que algumas possuem versões pagas, mas a maioria você consegue pesquisar na internet e baixar gratuitamente em seu computador e celular.

Ferramentas para melhor rendimento no trabalho

  • Trello;
  • Google Keep;
  • Slack;
  • Office 360 na nuvem (caso sua empresa o possua);
  • One Note;
  • Zoom (tem versão gratuita, porém limitada);
  • Google Meet (por enquanto está gratuito);
  • Microsoft To Do;
  • Sinônimos (site para pesquisar sinônimo de palavras);
  • Conversor PDF (transformar arquivos e apresentações em PDF).

7. Crie metas para o seu trabalho

A estagnação profissional é um dos fatores que mais desmotivam uma pessoa, e geralmente são os próprios trabalhadores quem reclamam.

Mas saiba de uma coisa, você é a única pessoa responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Uma boa forma de evitar que isso aconteça é criando metas para o seu trabalho.

Ter metas no seu trabalho é muito mais do que cumprir com seus deveres, mas sim organizar seu fluxo de trabalho e entregar suas demandas de forma organizada e dentro do prazo.

Criar metas é uma forma de mostrar aos seus superiores que você é capaz de assumir novas responsabilidades para crescer no seu trabalho.

As metas podem ser pessoais ou profissionais, pois o crescimento pessoal e profissional se complementam. Experimente se colocar metas de fazer novos cursos e ler livros sobre a sua área, verá como a sua produtividade melhorará bastante no trabalho.

8. Use o tempo livre para ser mais produtivo no trabalho

É comum durante o seu trabalho você perder tempo olhando as redes sociais ou videozinhos que recebe em mensagens no celular. Sem falar o tempo em que passa pesquisando assuntos que em nada tem a ver com suas tarefas. Por isso, porque você não aproveita esse tempo para ser ainda mais produtiva?

Eu costumo ouvir vídeos no YouTube, relacionados à minha área de atuação. Por exemplo: quando estou produzindo textos ou conteúdo, estou sempre ouvindo algum assunto relacionado à área de Marketing Digital, atualizações do Google ou novidades na área de SEO.

Isso sem falar que, quando tenho uma dúvida sobre alguma questão, pesquiso na internet sobre o meu problema e tento resolver sozinha mesmo.

Esse tipo de atitude é o que te faz ser um profissional mais produtivo. Porque, ao mesmo tempo em que está produzindo, você está se atualizando e aprendendo coisas novas para implementar coisas novas em sua empresa.

Por isso, não desperdice seu tempo vendo coisas que não irão agregar à sua rotina ou trabalho. Atém de perder tempo, você acabará acumulando tarefas e se enrolando na hora de entregar o que precisa.

9. Anote suas ideias, tarefas ou insights

Como escritora, sempre defenderei a importância de mantermos o hábito da escrita, principalmente para desenvolvermos nossa criatividade.

A maioria dos livros sobre desenvolvimento pessoal, negócios e produtividade que li os autores sempre afirmam: pessoas bem sucedidas escrevem muito.

Seja em um blog ou num caderninho, não importa. Escreva tudo o que você pensa. ideias, frases de músicas que te inspiram, insights, desabafos ou pensamentos “soltos”.

Escrever é uma forma de concretizar seus sonhos, mesmo que no momento você não possa realizá-los. A partir do momento em que você escreve, você tem registrado algo que no futuro poderá olhar e dizer: preciso fazer algo com isso.

10. Descanse ao longo do dia em pausas estratégicas

Fazer pausas estratégicas ao longo de sua jornada pode definir o seu desempenho durante o dia. já percebi que nos dias que possuo mais tarefas e não faço nenhuma ou poucas pausas, o meu rendimento cai bastante.

Por isso, entre uma jornada e outra levante-se, estique o corpo, beba água, vá ao banheiro e tome um pouco de sol. Isso faz toda a diferença no seu trabalho sim.

Outra dica muito boa e que eu gosto de fazer é de me encostar numa cadeira ou sofá e ficar alguns minutos de olhos fechados. Descansar as vistas pontualmente para quem trabalha direto no computador é uma maravilha.

Bom, essas foram as minhas dicas que eu utilizo para ser mais produtiva no meu trabalho. Espero que tenha ajudado você a melhorar o seu desempenho. Caso tenha alguma informação sobre produtividade no trabalho, compartilhe com a gente aqui nos comentários!

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Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

4 comentários

  1. Romeu Corrêa Júnior says:

    Bravo

    1. Obrigada!

  2. Romeu Corrêa Júnior Corrêa says:

    Parabéns querida. Bravo sempre. Bjs

    1. Meu leitor mais assíduo, muito obrigada pelo apoio 🙂

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