Home Office
Lifestyle

Home Office: minha rotina na quarentena

Durante o período de quarentena, por causa do Covid-19, muitas empresas adotaram o regime de Home Office. Uma iniciativa que permitiu manter os empregos de muitas pessoas. Por isso, vou compartilhar um pouco mais da minha rotina de adaptação.

Adaptação ao novo estilo de vida

E durante este tempo, descobri que para melhor adaptação é manter uma rotina para o trabalho remoto em casa.

  • levanto e arrumo minha cama;
  • me arrumo como se fosse sair para trabalhar, maquiagem e até perfume;
  • tomo um café;
  • sento em minha estação de trabalho criada em meu quarto e começo a trabalhar;
  • faço as mesmas pausas que faço durante o horário de serviço, lanches e almoço;
  • tenho uma planilha marcando todos meus horários.

E assim mantenho meu dia organizado como outro qualquer quando estou em casa. No entanto, muitas coisas mudaram depois que passei a fazer, no caso a não fazer como não manter meu ritmo de Ioga e academia.

Como o momento pede mais introspecção, esse sentimento de isolamento tem me feito ficar mais quieta. Não vejo isso como algo negativo, pelo contrário. O momento pede que a gente possa desacelerar nossas vidas e viva mais o agora, e foi o que eu tenho feito.

Detalhes de minha rotina em home office

Quando separei este espaço em meu quarto exclusivo para eu poder manter minha rotina de trabalho normal, tentei fazer o mais confortável possível. Por isso, fotografei alguns detalhes de minha mesa e os objetos dela.

Mesa de trabalho

Mesa de trabalho

Mesa de trabalho

E se alguém me perguntar, a minha mesa de trabalho possui os materiais e decoração dentro do essencial para que eu consiga produzir da melhor maneira possível.

Objetos de decoração são essenciais para manter foco na criatividade. Já falei sobre isso em outro post aqui do blog. Mas a verdade mesmo é que tanto em minha mesa de trabalho lá no escritório, como aqui em casa, eu tenho esses objetos comigo.

Como organizo minha rotina

Para podermos manter o foco e produzir como se estivesse no trabalho fora é manter uma rotina padrão adaptada ao home office. Por isso, respeitar seus intervalos de descanso é muito importante.

Um dos pontos positivos que eu vejo no trabalho remoto é poder comer na mesa de trabalho. Não sei vocês, mas onde trabalho atualmente, comer na mesa é proibido, por isso temos espaços na empresa para fazermos nossas refeições.

E como isso pode ser algo benéfico? Simples, enquanto estou executando uma tarefa no computador, posso tomar um café comendo um biscoito, por exemplo. Pode não parecer nada para você, mas esse momento entre um café e outro me dão muitas ideias e me ajuda a pensar melhor nos problemas que preciso resolver.

Isso claro, nunca substitui o fato de eu precisar levantar para fazer um lanche na cozinha e dar uma esticada nas pernas. Porque, ficar 9 horas seguidas sentada não dá mesmo. Por isso é tão importante respeitar essas pausas. Tanto para relaxar os músculos do corpo quanto descansar as vistas da luz do computador.

Home office

Para manter o foco durante o trabalho

O que tem funcionado para que eu consiga manter o foco durante a jornada de trabalho é muito simples: evito me distrair acessando sites de notícias e as redes sociais.

Quando estou trabalhando, existem algumas coisas que me ajudam a manter o foco nas tarefas que são:

  • escutar música com fone de ouvido;
  • ouvir, não ver, vídeos sobre assuntos relacionados ao meu trabalho;
  • ter minha agenda de tarefas organizada e atualizada;
  • manter meu quarto e mesa de trabalho limpos e organizados;
  • fazer conferências com meus colegas e ir trocando ideias sobre o trabalho.

Pode parecer coisas óbvias ou simples demais para serem citadas. Mas acredite, em momentos de isolamento social, você conseguir absorver mais conhecimento sobre sua área e poder compartilhar isso com seus colegas, ameniza a sensação de solidão e isolamento.

E aí, o que achou das minhas dicas para melhor adaptação ao home office durante esse período? Se você gostou do conteúdo e acha que pode ajudar alguém com ele, não deixe de compartilhar o link do post em suas redes sociais e comentar aqui no blog!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Inscreva-se
Notificação Desligada
guest
Deixe seu comentário aqui!
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os commentários