Como eu criei uma nova identidade para Instagram

Identidade para Instagram

Quando eu decidi mudar toda a Identidade para Instagram, eu já sabia que não seria uma tarefa fácil, pois era mais de 500 fotos que eu precisaria analisar, editar e apagar, uma por uma.

Mas a decisão foi tomada e feita. No entanto, o processo se mostrou mais tranquilo do que eu havia imaginado.

Escolhendo a cor do feed

Tudo começou quando decidi analisar fotos já postadas. Foram mais de 500 postagens realizadas desde 2011. Periodismos  este de quando abri minha conta no Instagram.

Lá continha fotografias totalmente desconexas, com aqueles filtros de bordas bem característicos da era Instagram de quando ainda só rodava em iOS. Além de muita, mas muita coisa nada a ver com o meu atual momento. Decidi então recomeçar do zero.

Apaguei todas as fotos e mudei minha descrição do perfil. Eu sempre tenho um backup de segurança de minhas fotos sempre salvas em nuvem, no meu notebook e no computador. O que me facilitou e muito na hora de baixar apenas as fotos que desejaria repostar com a nova identidade.

Edificio JK em BH

Utilizando aplicativos e redes sociais

Foi exatamente o que eu fiz: selecionei as fotos que eu queria, editei uma por um no aplicativo VSCOcam com um padrão de filtro já pré estabelecido, do qual encontrei a configuração nas buscas do Pinterest.

Isso mesmo, o meu processo de busca e escolha do filtro ideal se deu todo baseado em buscas feitas no Pinterest, pois não tem lugar melhor pra se ter inspiração para tudo nesta vida do que ;á, certo?

A pesquisa consistiu num padrão específico que eu desejava para meu feed. Como fotografo muito sobre café e refeições em geral, queria um tom de cor para este filtro.

Um filtro que puxasse mais para as cores terrosas e com bastante saturação. Ao contrário de muitas blogueiras, não queria um feed clarinho ou minimalista. Prefiro algo mais puxado para o marrom e bem destacado. Outro ponto chave que me

Construindo a identidade para Instagram

As opções de combinações de filtros e ajustes são intermináveis. Confesso que fiquei tentada em ter mais de uma identidade para o Instagram. Mas ai perderia completamente o foco do objetivo e meu feed continuaria do mesmo modo em que começou: desordenado.

Mas durante esta etapa de pesquisa eu também acessei alguns blogs que aplicam esta lógica de feed harmônico. Isto foi essencial para que eu pudesse entender melhor o processo e funcionamento deste estilo de padronagem de rede social.

Bolinho

Durante o processo testei uns quatro tipos de filtros diferentes até chegar ao atual. A configuração está em HB2 Contraste +2 Saturação -1 Temperatura +2 e Esmaecimento +2.

Só não estou me lembrando se os filtros HB são gratuitos ou pagos. Mas caso sejam pagos, valem cada centavo investido. A característica principal dele é destacar os tons mais escuros e sombreados das fotos. O que dá um ar mais “pesado” às fotografias, que eu estou amando no momento.

Identidade para Instagram? Para quê?

Pode ser que um dia eu enjoe e faça uma nova identidade para as fotos. Pois meu feed agora possui um sentido. Já que antes eu postava qualquer tipo de coisa sem a menor noção de estética.

Caso eu venha mudar de padronagem, deixarei as atuais como estão e apenas acrescentarei a nova cara. Porque não quero repetir a trabalheira de curadoria e edição de cada foto novamente.

Sei que esta escolha de tornar meu feed mais homogêneo foi a mais acertada, pois agora tenho mais vontade alimentação-lo periodicamente e de fazer uma curadoria mais rígida em relação ao que é postado.

Resumindo:

Outro ponto fundamental que notei após criar esta identidade para Instagram foi que minhas fotos passaram ter mais likes que as anteriores.

Mesmo o meu número de seguidores não ter alterado em nada, a padronagem das fotos e a limpeza das legendas ajudaram a criar uma empatia maior com “meu público”. Pois ninguém quer ver fotos com textos longos seguidos de hashtags intermináveis.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.