Jardineira com suculentas
Fotografia

Como ganhar dinheiro fotografando suculentas

Se você tem um negócio local como uma floricultura e pretende expandir suas vendas para a internet, então você precisa aprender algumas técnicas de fotografia. Por isso, neste post de hoje, vou dar dicas de como você pode fazer um  ensaio fotográfico completo de suculentas. Confira!

para conseguir um cliente é mostrar como o seu produto é diferenciado e bonito. Portanto, nada melhor do que fazer belas fotos para atrair os olhares, não é mesmo?

Neste post, sugeri que você realize os primeiros cliques com as suculentas. Escolhi a suculenta porque houve aumento da procura e popularização desse tipo de planta. Pois, a maioria das pessoas estão em busca de plantas pequenas, que caibam em qualquer lugar e sejam de fácil cuidado.

Suculentas para vender

Seja ela uma muda ou uma planta formada, é importante pensar já o vaso em que a planta será fotografada. lembre-se, quanto mais elaborada for a fotografia, mais ela chamará a atenção para sua suculenta.

Portanto, invista em vasos de barro cru para plantar suas mudas e fotografas as plantas, pois vasos de barro dão a impressão de produtos de qualidade e com isso, você pode subir um pouco do seu valor cobrado.

Além das suculentas, fotografar produtos extras que podem ser adquiridos para cuidar da planta também é válido. Pote de vidro com adubo ou terra para replantar a suculenta em outro vaso, variedades de vasos para suas suculentas e todo o tipo de acessório que tiver em sua loja.

Lembre-se, quanto mais opções você oferecer aos seus clientes, mais eles se lembrarão de você. Ah, e não se esqueça: invista em embalagens para os seus produtos. Uma boa apresentação garante boas fotos e resultados nas vendas.

Suculenta

Fotografia para impulsionar seus negócios

Se você quer dar os primeiros passos na presença online do seu negócio, a imagem será seu carro chefe. Pois a imagem é o fator determinante para que um cliente possa escolher entre seu concorrente e seu produto.

Portanto, investir em um primeiro momento em imagens de qualidade e que chamem a atenção do seu futuro cliente é extremamente importante. E nada melhor do que saber colocar em prática tudo esse conhecimento.

A seguir vou dar algumas dicas para você fotografar suas suculentas, de forma a deixá-la em evidência para chamar a atenção de compradores de qualquer lugar do Brasil:

Monte um cenário

É muito importante que você escolha um local adequado, com muita luz natural para você fotografar sua suculenta. Seja com uma câmera ou seu celular, a luz é fundamental para destacar a sua planta.

Em seguida, organize o cenário, se for em cima de uma mesa, deixe o mínio de objetos possíveis, ou apenas alguns vasos que elas podem ser plantadas. Do contrário, deixe o destaque apenas para a sua muda.

Fotografando todas as plantas

Plantas suculentas

No exemplo acima, como as plantas estavam dentro de um vaso, decidi borrifar água nelas, para as gotas d’água dessem um efeito diferenciado na imagem. E deu super certo. Você pode aplicar essa técnica em suculentas em vasos individuais ou com várias no mesmo espaço.

Fundo desfocado

tenho muitas fotos de plantas aqui no blog que possuem o fundo desfocado. Isso acontece porque eu tenho uma câmera digital que possibilita que este recurso seja feito com maior facilidade.

No entanto, se você tem um celular, também pode obter o mesmo efeito com ele. Neste caso, você precisará deixar sua suculenta em primeiro plano (destacada em seu cenário) e aproximar o máximo que puder seu celular dela.

Deixe sua suculenta enquadrada na tela e pressione seu dedo na tela do seu celular, indicando ao aparelho e fixar aquele ponto como foco central da sua foto. Agora é só fotografar sua planta e pronto.

Dica extra: no app VSCO Cam, tem uma função nas ferramentas de edição que oferecem a possibilidade de você aplicar mais desfoque na área desejada. Esse recurso não fica tão natural quanto feito manualmente com seu celular ou câmera, mas é uma outra possibilidade.

Recursos improvisados

Sabe aquelas fotos maravilhosas de fotos que vemos as plantas em detalhes sem nenhum sombreado para deixar um contraste feio? A gente consegue esse mesmo efeito mesmo com poucos recursos.

Providencie uma folha de isopor e a utilize como um rebatedor de sua luz, seja ela natural ou artificial. Costumo utilizar essa técnica, pois ainda não pude investir num rebatedor profissional, e por isso indico, porque a técnica funciona e traz resultados surpreendentes.

Então, gostaram do resultado? Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que terei o maior prazer em ajudar! Para ver mais fotos como estas, acesse meu Pinterest e se inspire em outros ensaios produzidos por mim!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

2 comentários

  1. Cláudia Corrêa Alves Fernandes says:

    Ótima dica! As suculentas chegaram para ficar.

    1. Aproveita pra tirar bastante fotos e vender as suas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *