Fotografia

Fotografando as suculentas em meu jardim

Este ensaio foi realizado com a minha Canon de sempre, só que agora produzi as fotos no modo Live, ou seja, utilizei a tela do visor porque no modo ocular definitivamente o meu sensor de foco não está funcionando. E foi aí que decidi fazer um ensaio fotográfico diferente. O resultado foram lindas fotos das suculentas daqui de casa. Veja!

Aproveitei o dia nublado que está aqui em Minas – que eu amo – e resolvi tirar estas fotos. Sei que tem muita gente que ama dias de sol, mas eu particularmente acho que ele mais me atrapalha do que ajuda. O resultado dos shoots foram estes.

Suculentas em diferentes ângulos

Desta vez experimentei usar uma configuração diferente para as fotos. Usei a lente 18-55 cm, que é a básica das básicas que vem no corpo da máquina quando compramos, o ISO ficou em 800 e a exposição ficou em torno de 1”a segundos.

Experimentei uma abertura diferente das anteriores que foi de F11. Geralmente fotografo com a abertura mínima mesmo com lentes claras, que não é o caso desta, mas gostei do resultado que ela proporcionou às imagens.

Suculenta

Vaso de plantas

Plantas suculentas

Fotografando todas as plantas

Jardineira com suculentas

Fotografando todas as plantas do jardim

Mas você deve estar se perguntando: mas o ensaio não era sobre suculentas? Então, por que estou vendo orquídeas? Muito simples, decidi testar o foco manual da câmera nas suculentas primeiro, e como deu muito certo, resolvi fotografar tudo. Veja por outro lado, esse foi um ensaio com imagens bônus.

Já as Catléias – as orquídeas com flores em cor magenta abaixo – e o pé de Alecrim eu tirei com o zoom da lente no máximo, ou seja, o mais próximo do objeto possível.

Com isso e os recursos citados anteriormente consegui um desfoque generoso no fundo por conta da profundidade de campo. Como disse, dias nublados são mais fáceis para mim do que os de sol, pois fica tudo mais fácil de ser controlado, exposição, tempo, abertura etc.

Fotografando orquídeas

Orquídea rocinha

Detalhes do ensaio com suculentas

Ensaio com orquídeas

E por falar em fotos bônus do ensaio, essas imagens ficaram realmente impressionantes. Tanto que desde então passei a fotografar apenas com o modo manual da lente. Fiquei entusiasmada com a possibilidade de obter mais qualidade e riqueza de detalhes nas fotos. Veja como as gotas d’água estão destacadas.

Essa é a recompensa que ganho por sempre procurar coisas diferentes para fotografar. Não que as plantas e suculentas sejam novidade aqui em casa, mas toda vez que faço fotos delas, elas nunca parecem as mesmas.

Detalhes do pé de alecrim

Então, gostaram do resultado? Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que terei o maior prazer em ajudar! Para ver mais fotos como estas, acesse meu Pinterest e se inspire em outros ensaios produzidos por mim!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

1 comentário

  1. […] o quão maravilhoso é ter um pedacinho de terra para plantar. Seja frutas, verduras ou fazer de jardim. Aqui em casa temos este privilégio. O terreno é suficiente para ter uma casa construída e um […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *