Fim de semana ocioso sempre me rendeu um bom ensaio fotográfico. Apesar de minha câmera insistir em apresentar alguns defeitinhos operacionais, consigo trabalhar normalmente no modo Manual (M) utilizando o visor da Canon.
Desta vez pratiquei fotografia em ambientes com pouca luminosidade e com o ISO alto – em torno de uns 1.600 – sem pixalizar as fotos. As edições seguem aquele padrão de não muita intervenção.
Para minha não surpresa, consegui realizar o ensaio de forma esperada e já podendo almejar modelos mais convencionais como crianças. Que na minha opinião são bem mais difíceis e desafiadores. O resultado de mais um laboratório fotográfico está abaixo.
Objetos para ensaio fotográfico
Aqui em casa utilizo qualquer tipo de objeto para meus ensaios fotográficos, desde um brinquedo a uma pedra. No entanto, para que tudo dê certo durante o processo, procuro investir na iluminação. A minha favorita é a natural, principalmente os dias nublados.
Desconheço melhor maneira de praticar fotografia do que fazendo ensaios fotográficos em casa. Mas, além da iluminação, o segundo item importante de um ensaio está na produção. O segredo está na composição do cenário ou do espaço onde a foto será feita.
Sempre me preocupo em deixar o cenário o mais coerente com o tema. Mas quando estamos em ambientes externos, onde não controlamos tanto assim o cenário, o desafio é fazer o enquadramento perfeito.
Compondo o cenário corretamente
Nestes dois exemplos, utilizei a minha mesa de Home Office para ser o meu cenário do ensaio fotográfico. Mas como a lente deu um desfoque completo na imagem, ele passou quase que imperceptível.
Mas, na maioria dos casos, é preciso ter um olhar clínico e observar todos os elementos que cercam seu modelo no espaço antes de tirar a foto. É muito comum fotografarmos algo e depois perceber que algo apareceu indevidamente. E depois, remover isso na edição dá mais trabalho do que verificar o cenário antes.
Outro ponto importante durante o ensaio fotográfico é a posição da câmera. Fotografar em retrato (vertical) e paisagem (horizontal) faz toda a diferença. Isso claro, vai depender da quantidade de informação e como você a quer passar na foto.
Organizando seus modelos
Não é porque estamos fotografando objetos que eles não precisem ter uma pose, ou posição específica na foto. Organizar seus modelos é dispôr de uma forma que faça sentido na hora de fotografar.
Com apenas um objeto é fácil organizar o cenário para o seu ensaio fotográfico, no entanto, e quando você trabalhar com mais de um item? Por exemplo, uma pilha de livros ou pratos? O exemplo a seguir deixará mais claro a minha proposta.
Claro que estas são algumas formas que você pode usar em seus ensaios fotográficos em casa com os seus objetos. As possibilidades são inúmeras, mas o que você deve sempre fazer é testar todos os cenários e podes possíveis antes de determinar a sua foto ideal!
Leave a Review