Ensaio fotográfico
Fotografia

Ensaio fotográfico de objetos colecionáveis

Fim de semana ocioso sempre me rendeu um bom ensaio fotográfico. Apesar de minha câmera insistir em apresentar alguns defeitinhos operacionais, consigo trabalhar normalmente no modo Manual (M) utilizando o visor da Canon.

Desta vez pratiquei fotografia em ambientes com pouca luminosidade e com o ISO alto – em torno de uns 1.600 – sem pixalizar as fotos. As edições seguem aquele padrão de não muita intervenção.

Para minha não surpresa, consegui realizar o ensaio de forma esperada e já podendo almejar modelos mais convencionais como crianças. Que na minha opinião são bem mais difíceis e desafiadores. O resultado de mais um laboratório fotográfico está abaixo.

Objetos para ensaio fotográfico

Aqui em casa utilizo qualquer tipo de objeto para meus ensaios fotográficos, desde um brinquedo a uma pedra. No entanto, para que tudo dê certo durante o processo, procuro investir na iluminação. A minha favorita é a natural, principalmente os dias nublados.

Desconheço melhor maneira de praticar fotografia do que fazendo ensaios fotográficos em casa. Mas, além da iluminação, o segundo item importante de um ensaio está na produção. O segredo está na composição do cenário ou do espaço onde a foto será feita.

Sempre me preocupo em deixar o cenário o mais coerente com o tema. Mas quando estamos em ambientes externos, onde não controlamos tanto assim o cenário, o desafio é fazer o enquadramento perfeito.

Balde de canetas para o meu Ensaio fotográfico

Pinguim de Madagascar para o meu Ensaio fotográfico

Compondo o cenário corretamente

Nestes dois exemplos, utilizei a minha mesa de Home Office para ser o meu cenário do ensaio fotográfico. Mas como a lente deu um desfoque completo na imagem, ele passou quase que imperceptível.

Mas, na maioria dos casos, é preciso ter um olhar clínico e observar todos os elementos que cercam seu modelo no espaço antes de tirar a foto. É muito comum fotografarmos algo e depois perceber que algo apareceu indevidamente. E depois, remover isso na edição dá mais trabalho do que verificar o cenário antes.

Ensaio na horizontal

Ensaio na vertical

Outro ponto importante durante o ensaio fotográfico é a posição da câmera. Fotografar em retrato (vertical) e paisagem (horizontal) faz toda a diferença. Isso claro, vai depender da quantidade de informação e como você a quer passar na foto.

Organizando seus modelos

Não é porque estamos fotografando objetos que eles não precisem ter uma pose, ou posição específica na foto. Organizar seus modelos é dispôr de uma forma que faça sentido na hora de fotografar.

Garrafa centralizada no cenário

Gênio posicionado no centro do ensaio

Com apenas um objeto é fácil organizar o cenário para o seu ensaio fotográfico, no entanto, e quando você trabalhar com mais de um item? Por exemplo, uma pilha de livros ou pratos? O exemplo a seguir deixará mais claro a minha proposta.

Coleção Snoopy

Pilha de livros do Snoopy

Claro que estas são algumas formas que você pode usar em seus ensaios fotográficos em casa com os seus objetos. As possibilidades são inúmeras, mas o que você deve sempre fazer é testar todos os cenários e podes possíveis antes de determinar a sua foto ideal!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *