exercícios de yoga contra enxaqueca
Autoconhecimento

Exercícios de Yoga contra enxaqueca

O post de hoje é uma dica muito importante para você que tem dias que sofre com o ataque fulminante de dores de cabeça. Por isso, hoje trarei uma sequência de exercícios de Yoga contra enxaqueca.

Se você, assim como eu, sofre dessas dores agudas e crônicas que não aliviam mesmo com medicamentos, siga essas dicas que preparei especialmente para conseguir aliviar as dores em sua cabeça.

Preparando o ambiente

Quando sinto que minha enxaqueca não dará trégua, mesmo tomando remédios, eu costumo preparar o ambiente para que possa descansar. O principal fator que piora minha dor de cabeça é a luz, seja natural ou artificial. Por isso, apago as luzes do quarto, acendo uma vela e deixo o ambiente apenas com essa penumbra de luz.

Ter uma luz fraca no ambiente me ajuda muito a descansar as visitas e a mente, me acalma. Além disso, as velas que acendo, são aromatizadas, e com isso elas promovem ainda mais o relaxamento através da aromaterapia.

Depois de ter o local preparado, é hora de estender o meu tapete de Yoga no chão e me preparar para a prática. Mas desta vez, será uma prática diferente das demais.

Se preferir ou não tiver um tapete de Yoga, você pode usar uma almofada, colcha, cobertor ou toalha. Mas o importante é que você se sente de maneira confortável e aterre seu corpo, seja no chão, num banco ou cadeira. Sinta-se confortável.

Pranayamas e o Yoga

Como a minha cabeça fica insuportável em dias de crise de enxaqueca, o melhor que tenho a fazer é realizar alguns exercícios de Pranayamas com algumas posturas de alongamentos de Yoga. Essa sequência ajuda a aliviar as tensões do corpo, principalmente a região do pescoço.

Pranayamas, segundo o conceito de Patânjali em seu livro Yoga Sutras, são movimentos respiratórios feitos de maneira coordenada e consciente. Esses movimentos são responsáveis por ajudar a conectar e equilibrar nossa mente e corpo.

A respiração nesse momento de dor é a chave fundamental que ajuda a aliviar as tensões na cabeça. Portanto, é uma excelente maneira de relaxar o corpo e aliviar as dores.

No canal da Pri Leite, encontrei uma sequência muito interessante que experimentei na semana passada, quando tive uma crise fortíssima.

Sempre cito o canal da Pri, pois é com ela quem realizo minhas aulas diárias e achei muito prática essa sequência de exercícios que ela passa no vídeo. Não tem posições de ponta cabeça, de equilíbrio ou flexibilidade.

Apenas respirações e alongamentos com foco na respiração. Ideal para quando estamos sofrendo com dores na cabeça e a gente não consegue se movimentar muito.

Exercícios de Yoga contra enxaqueca

Bom, depois de preparar o ambiente, uma excelente dica para esse momento é você tomar um banho quentinho antes de realizar a prática.

O calor da água vai te ajudar a relaxar ainda mais os músculos do corpo, vai limpar as toxinas do corpo e você poderá ir para o seu tapetando energizada.

Ah e não se preocupe, pois, como essa aula não exigirá do seu corpo, você não irá transpirar. Por isso recomendo um banho antes da prática para você ficar focada apenas no que realmente importa.

Ao sentar-se no seu tapete, cadeira ou almofada, é importante que você mantenha sua coluna reta para que a respiração flua de forma natural.

Por você que esta com a cabeça latejando, faça respirações profundas e desaceleradas. A respiração curta, ofegante e rápida poderá te incomodar ainda mais e deixar você com tonturas. Por isso, vá devagar.

Se quiser também, você pode colocar uma música em volume baixo pra ajudar a relaxar ou não. Sei que nessas horas o barulho e excesso de luz são os principais vilões da enxaqueca.

Portanto, este é um passo opcional. Mas eu geralmente coloco uma playlist com sons da natureza, o que me ajuda muito a relaxar.

Finalize com uma meditação

Bem, o objetivo deste post é ser o mais objetivo possível. Portanto, decidi explicar de maneira bastante resumida o passo a passo dos exercícios de yoga contra enxaqueca.

E para fechar com chave de ouro e aliviar de vez a sua dor, finalize a prática deitando-se em sua cama ou se recostando em algo confortável, como o seu sofá.

Com as luzes apagadas, você colocará seu celular para reproduzir uma meditação guiada, no YouTube têm várias gratuitas. Em silêncio e no escuro, você continuará coordenando sua respiração de forma sutil e não tão intensa como antes.

De preferência, deite-se e se cubra. Provavelmente você cairá no sono na metade da meditação. Mas a ideia é essa mesa. Você relaxar ao ponto de cochilar e esquecer que está com enxaqueca.

Feito isso, no dia seguinte você sentirá os efeitos dessa sequência de práticas. A minha dor simplesmente sumiu, como se nem tivesse tido nada no dia anterior.

Repita essa prática e assista ao vídeo da Pri Leite, quantas vezes forem necessárias. Mas caso a sua dor persista, não existe em procurar ajuda de um médico. A Yoga e os pranayamas são ferramentas importantes para o nosso corpo, mas nada substitui a opinião de um especialista!

E você, tem alguma dica de como aliviar a enxaqueca que gostaria de ensinar pra gente? Deixe nos comentários a sua prática e não se esqueça de compartilhar esse texto com aquela pessoa que você conhece e sofre de enxaqueca!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *