Hambúrguer de Lentilha
Lifestyle

Hambúrguer de lentilha

Esta é mais uma das receitas que desenvolvi para minha dieta sem carne que fiz nos meses de outubro e novembro. Se você não sabe do que estou falando, é só clicar neste link para saber porque tenho consumido mais hambúrguer de lentilha.

Ao contrário de muitas pessoas, não pesquisei nenhuma receita na internet antes. Apenas peguei alguns elementos e fiz esta massa de hambúrguer de lentilha.

Sabia que precisaria repor a proteína animal que eu não estava ingerindo. Então, nada melhor do que grãos como soja, lentilha e o grão de bico. Todos eu utilizo para fazer meus hambúrgueres que consumo durante o almoço e janta. A receita é muito simples e fácil de fazer.

O que pode demorar mesmo é o processo de preparo para o armazenamento. Lembrando que toda a receita precisa ser proporcional com as medidas utilizadas. Para preparar a massa vamos precisar:

Ingredientes do hambúrguer de lentilha

  • 250g de lentilha;
  • 250g de trigo para kibe;
  • Temperos verdes;
  • Meia cebola grande ou uma média inteira;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Meia cenoura sem casca picada;
  • Meio pimentão picado;
  • Meia lata de ervilha;
  • Farinha de trigo branca (caso tenha intolerância a glúten use a integral);
  • 4 colheres de sopa Azeite.

Massa do hambúrguer

Massa do hambúrguer

Comece fervendo a lentilha por 30 minutos em fogo alto. Quando ela estiver pronta, escorra sua água o máximo que conseguir.

Enquanto espera que ela fique seca, hidrate o trigo para kibe, deixando-o de molho na água até que ele cresça de tamanho. Depois é só escorrer e seca-lo bem torcendo-o num pano de prato. Isto fará que todo excesso de água saia.

Feito tudo isso, eu costumo utilizar um processador de alimentos nesta etapa, pois um liquidificador fará o processo ser mais demorado. Pois terá de ser feito em várias etapas. Mas caso não tenha o processador de alimentos, pode utilizar o liquidificador sem problemas.

Preparo da massa de hambúrguer de lentilha

No processador acrescente a lentilha e o trigo para kibe. Processe tudo até que uma massa homogênea se forme. Acrescente os temperos verdes, a cebola, o sal, pimenta, cenoura e pimentão picados em cubos. Processe tudo junto da massa novamente.

Acrescente a ervilha e o azeite e bata até que tudo esteja perfeitamente misturado. A massa deve ficar completamente lisa e sem nenhum ingrediente inteiro. Meus hambúrgueres ficam com um acabamento extremamente liso.

Em um recipiente reserve toda a massa do processador e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo branca. Por ela conter glúten, a elasticidade de nossa massa na hora de formar os hambúrgueres será maior. No caso da farinha integral esta mesma elasticidade não será tão grande assim. Consequentemente renderá menos porções.

Por que comer o hambúrguer de lentilha

A ideia aqui não é apenas ser saudável, mas também ajudar na sua saúde financeira. Pois os ingredientes aqui usados são mais caros, portanto, tem que render. A farinha de trigo é quem ajudará o azeite a dar a liga em nossa massa. Fazendo com que eles não se despedacem na panela durante seu preparo.

Depois de acrescentar a farinha e você ver que a massa já não gruda tanto em sua mão, é só criar os bifes de hambúrgueres e deposita-los num tabuleiro. Após feito isso com toda a massa, leve-os ao congelador por no mínimo uma hora até endurecerem.

Depois é só embalar ou guardar em uma vasilha hermeticamente fechada e congela-los. Agora temos nosso hambúrguer de lentilha livre de conservantes. Lembrando que seu período de congelamento dura até três meses e cada receita desta rende até 15 hambúrgueres.

Hambúrguer congelado

Dicas extras

No entanto, eu tenho preferido fazer a versão desta receita reduzida. Sem adicionar o pimentão, cenoura e ervilha. Isto faz com que a massa fique mais crocante depois de pronta no prato. Por outro lado, como eu não sou vegana e nem me considero vegetariana, tenho preferido usar um ovo de galinha no lugar do azeite.

Contudo, o que dá uma consistência bem melhor à massa. No entanto, ao experimentar todas as receitas, elas ficam deliciosas e eu aprovei todas. inclusive tenho comido mais desses hambúrgueres do que a carne animal.

Espero que tenham gostado destas dicas e que ajude quem precisa inventar novas receitas veganas para uma alimentação mais saudável.

Lentilhas cruas

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *