Geleia caseira
Receitas

Receita de geleia caseira de morango

O post de hoje vou ensinar a você uma receita de base de geleia caseira para preparar em qualquer sabor que desejar. De preparo rápido e poucos ingrediente, definitivamente esta será a receita mais prática aqui do blog. Veja!

Essa receita de geleia caseira que fiz recentemente, optei por utilizar poucos ingrediente para deixar o mais fácil possível seu preparo. Por exemplo, as receita de geleias tradicionais que vejo na internet levam vários condimentos e gelatina incolor.

Lembrando que esta receita eu utilizei o morango como fruta base. Mas, se você  preferir, pode utilizar qualquer outra fruta de sua preferência, como amora, framboesa, laranja entre outras.

Neste caso, a gelatina serve para dar aquela textura em gel que vemos nas gelatinas industrializadas. No entanto, fica ao seu critério utilizar ou não nesta receita. Caso queira, é só adicioná-la no preparo da receita durante a fervura. Caso contrário, é só seguir o passo a passo a seguir para fazer a sua geleia caseira!

Potes com a mistura

Potes com a mistura batida

Ingredientes

  • 1kg de morango (congelado ou em temperatura ambiente);
  • 300g de açúcar cristal;
  • Canela em pó;
  • Meio limão;
  • Gelatina sem sabor (opcional).

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o morango picado, caso ele não esteja congelado ou despeje todo e descongele-o em fogo baixo. Depois de totalmente descongelado, adicione o açúcar, esprema o suco de meio limão e acrescente a canela conforme seu gosto.

Ferva a mistura até que o caldo esteja bem grosso e deixe esfriar a sua geleia. Quando estiver em temperatura ambiente, você tem duas opções, guardar como ela está ou fazer o próximo passo que eu fiz, que é totalmente opcional.

Despeje todo o conteúdo da panela no liquidificador e bata. Neste processo, a sua geleia caseira ficará com um aspecto de calda de morando. No entanto, você pode optar em não processar a geleia e armazená-la com os pedaços de morango. Contudo, eu preferi bater a geleia e congelá-la no freezer.

Textura da geleia

Textura da geleia

Considerações

As proporções desta receita que tenho, eu fiz proporcional a quantidade de ingredientes que eu tinha aqui em casa. No entanto, a minha proporção foi de 800g para o morango e 150g de açúcar. Isso porque não queria a minha geleia caseira muito doce.

Mas, se você quiser reduzir a quantidade de açúcar, assim como eu fiz, saiba que quanto menos você coloca, menos encorpada sua geleia ficará. O que no meu caso não me incomodou. Já que pretendo usar essa mistura como base para cobertura, recheio de bolo, panquecas, biscoito ou roscas.

Porém, se preferir, pode utilizar a gelatina para conseguir a consistência desejada e ter a sua mistura uma verdadeira geleia caseira.

Geleia pronta para ser congelada

E aí, o que achou dessa receita de geleia caseira? Se você testou em casa, deixe nos comentários como ficou a sua e qual o sabor dela. Vou adorar saber o resultado. Aproveite e veja mais fotos em nosso Pinterest!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

4 comentários

  1. Ana Taises says:

    Interessante este texto que acabei de ler em seu blog, continue assim com esses belos artigos. Parabéns belo blog.

    1. Obrigada Ana!
      Se você fizer a receita ai na sua casa, não deixe de me contar o que achou.

  2. claudia says:

    Tá com uma cara de este bem gostosa m

    1. E realmente estava!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *