Geleia caseira
Receitas

Receita de geleia caseira de morango

O post de hoje vou ensinar a você uma receita de base de geleia caseira para preparar em qualquer sabor que desejar. De preparo rápido e poucos ingrediente, definitivamente esta será a receita mais prática aqui do blog. Veja!

Essa receita de geleia caseira que fiz recentemente, optei por utilizar poucos ingrediente para deixar o mais fácil possível seu preparo. Por exemplo, as receita de geleias tradicionais que vejo na internet levam vários condimentos e gelatina incolor.

Lembrando que esta receita eu utilizei o morango como fruta base. Mas, se você  preferir, pode utilizar qualquer outra fruta de sua preferência, como amora, framboesa, laranja entre outras.

Neste caso, a gelatina serve para dar aquela textura em gel que vemos nas gelatinas industrializadas. No entanto, fica ao seu critério utilizar ou não nesta receita. Caso queira, é só adicioná-la no preparo da receita durante a fervura. Caso contrário, é só seguir o passo a passo a seguir para fazer a sua geleia caseira!

Potes com a mistura

Potes com a mistura batida

Ingredientes

  • 1kg de morango (congelado ou em temperatura ambiente);
  • 300g de açúcar cristal;
  • Canela em pó;
  • Meio limão;
  • Gelatina sem sabor (opcional).

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o morango picado, caso ele não esteja congelado ou despeje todo e descongele-o em fogo baixo. Depois de totalmente descongelado, adicione o açúcar, esprema o suco de meio limão e acrescente a canela conforme seu gosto.

Ferva a mistura até que o caldo esteja bem grosso e deixe esfriar a sua geleia. Quando estiver em temperatura ambiente, você tem duas opções, guardar como ela está ou fazer o próximo passo que eu fiz, que é totalmente opcional.

Despeje todo o conteúdo da panela no liquidificador e bata. Neste processo, a sua geleia caseira ficará com um aspecto de calda de morando. No entanto, você pode optar em não processar a geleia e armazená-la com os pedaços de morango. Contudo, eu preferi bater a geleia e congelá-la no freezer.

Textura da geleia

Textura da geleia

Considerações

As proporções desta receita que tenho, eu fiz proporcional a quantidade de ingredientes que eu tinha aqui em casa. No entanto, a minha proporção foi de 800g para o morango e 150g de açúcar. Isso porque não queria a minha geleia caseira muito doce.

Mas, se você quiser reduzir a quantidade de açúcar, assim como eu fiz, saiba que quanto menos você coloca, menos encorpada sua geleia ficará. O que no meu caso não me incomodou. Já que pretendo usar essa mistura como base para cobertura, recheio de bolo, panquecas, biscoito ou roscas.

Porém, se preferir, pode utilizar a gelatina para conseguir a consistência desejada e ter a sua mistura uma verdadeira geleia caseira.

Geleia pronta para ser congelada

E aí, o que achou dessa receita de geleia caseira? Se você testou em casa, deixe nos comentários como ficou a sua e qual o sabor dela. Vou adorar saber o resultado!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Inscreva-se
Notificação Desligada
guest
Deixe seu comentário aqui!
4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os commentários
Ana Taises

Interessante este texto que acabei de ler em seu blog, continue assim com esses belos artigos. Parabéns belo blog.

claudia

Tá com uma cara de este bem gostosa m