Período de quarentena
Autoconhecimento

Período de quarentena e o que aprender

Vivemos um momento delicado onde nosso modo de vida mudou completamente desde que começamos o período de quarentena. No entanto, o que mais mudou foi o modo como enxergava as coisas.

É engraçado pensar que quando assistimos filmes e séries sobre apocalipse ou eventos catastróficos como pandemias, a gente pensa que se acontecesse hoje conosco, estaremos preparados para o evento. Mas sabemos que não é bem assim que funciona.

Estamos acostumados a viver nossas vidinhas no piloto automático que esquecemos que coisas muito sérias podem acontecer a qualquer momento. E ao contrário do que a gente acha que sabe, não sabemos lidar com elas.

A mensagem por trás do período de quarentena

Se tem uma coisa que eu pude comprovar nesse período de quarentena foi que o ser humano ainda continua sendo egoísta com o próximo. Muita gente se colocando em primeiro lugar e esquecendo que as atitudes delas podem sim afetar as demais. Mas quem liga, não é mesmo?

Mas, se tem algo que aprendi neste momento de dificuldade é que mais do que nunca é que, quem está conseguindo entender a gravidade da situação e respeitando o espaço alheio, está no caminho do grande despertar.

A mensagem mais clara que pude ver neste período de quarentena é que devemos trabalhar em prol do coletivo se quisermos sobreviver como espécie. Se tem algo certo é que ninguém chega a lugar nenhum sem a ajuda do outro.

É tudo uma questão de autoconhecimento que precisa ser desenvolvida nas pessoas para que possam aprender a se colocarem no lugar do outro.

Mas, apesar de tudo, vejo que existem mais pessoas preocupadas em superar esse momento e ajudar o próximo do que gente egoísta.

respeitar o próximo

Enxergando o lado positivo das coisas

Como sempre, tudo nessa vida tem um lado positivo em meio ao caos que começou a se instalar. Se pararmos para pensar, podemos aproveitar esse período de quarentena para colocar nossas prioridades em dia.

Eu mesma tenho aprendido todos os dias que devemos viver o momento presente, uma vez que fazer planos a longo é inútil, sabendo que não podemos controlar o que vai acontecer no instante próximo. Pois, sabemos que fazer planos para o futuro é apenas uma sensação de estar no controle.

Aproveite melhor o período de quarentena para:

Então, agora que você sabe que o futuro é incerto, então porque não coloca em prática agora aquilo que você planejou para o futuro? Tirando os passeios, as viagens, dá para improvisar e fazer as coisas mesmo sem sair de casa.

Eu, por exemplo, estava me planejando para fazer um grande investimento em minha carreira com um curso que eu faria presencialmente. Uma escola conceituada e tudo mais, porém, porque não investir no mesmo curso, porém online? Podemos também aproveitar o período de quarentena para:

  • equilibrar as finanças ao gastar menos;
  • ler os livros da pilha de não lidos;
  • começar um negócio online para ajudar em casa;
  • organizar a casa e jogar fora aquilo que não é necessário;
  • fazer cursos profissionalizantes online;
  • começar um novo hobby;
  • aprender algo novo para se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Viu quantas possibilidades você tem para explorar sem precisar sair de casa? Tente transformar o período de quarentena em algo produtivo, porque assim como tudo nessa vida, isso também vai passar. Mas o que não podemos fazer é nos deixar de perder oportunidades que o momento vai oferecer. Basta ficar atento.

E você, como tem aproveitado o período de quarentena em sua casa? Deixe dicas nos comentários para ajudar pessoas que não consigam levar de forma tão leve esse momento delicado!

Imagem: Glen Carrie

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *