Seja em casa, no trabalho ou em um local que eu vá passar uma temporada. Fazer uma limpeza energética do ambiente é algo que eu levo muito a sério e faço constantemente. Quer dicas de como fazer uma limpa nas energias no ambiente que você está? Então continue lendo este post para aprender!
O que é limpeza energética?
A limpeza energética nada mais é do que você purificar as energias emanadas, seja de você, de algum objeto ou local. Tudo que existe neste universo, mesmo que não consigamos ver, é feito de energia. E não tem nada de esotérico nisto, é ciência.
E como tudo no universo é feito de energia, existe um equilíbrio natural na quantidade dela. Isso mesmo, más e boas energias estão proporcionalmente distribuídas no cosmos e, consequentemente, em nossas vidas.
Portanto, realizar uma limpeza é fundamental para mantermos a equação do equilíbrio sempre estável.
Como identificar o desequilíbrio na minha energia?
Na cultura hindu, acredita-se que temos centros de absorção, externalização e administração de energia em nosso corpo. Também conhecido como os 7 chakras, essas energias regem todos os aspectos de nossa vida. Portanto, se alguns desses centros que ficam numa linha vertical que começa no topo da cabeça e termina na região pélvica:
- Sahasrara – chakra da coroa;
- Ajña – chakra frontal;
- Vishuddha – chakra da laringe;
- Anahata – chakra cardíaco;
- Manipura – chakra do plexo solar;
- Savadhisthana – chakra sacral;
- Muladhara – chakra básico.
Segundo a tradição Hindu, para identificar se um desses chakras estão desalinhados, alguns sinais em nosso corpo começam a aparecer. Sejam eles de origem emocional, física ou mental, tais como:
- Maior irritabilidade sem motivo aparente;
- Tristeza profunda, melancolia ou depressão;
- Perda ou ganho de peso sem explicação aparente;
- Doenças que não se curam ou são recorrentes;
- Cansaço extremo e falta de vontade de fazer as coisas;
- Excesso de sono e não descansa quando dorme ou insônia.
De toda forma, existem outros tipos de situações que podem indicar alguma esqui;íbrio na sua energia pessoal ou de algum ambiente que você frequenta. O mais importante a se fazer é observar alguns padrões e agir o quanto antes.
No entanto, para identificar se a energia de algum objeto ou local estão desalinhados, fique atento a alguns desses sinais:
- Eletrônicos que queimam com frequência ou sem motivo aparente;
- Paredes mofadas, descascadas ou com rachaduras;
- Piso sujo, oco ou com algum tipo de danificação profunda;
- Infestações de bichos de qualquer natureza;
- Odores ruins (podre por exemplo) que você não sabe dizer de onde vem;
- Alimentos que estragam mesmo dentro do prazo de validade e armazenados corretamente.
Como disse, esses são alguns dos sinais que nosso corpo, local ou objetos emitem quando a energia deles ou nossa estão em desequilíbrio. Contudo, agora que você sabe como identificar um desequilíbrio energético, vamos aprender a equilibrar nossos chakras e energias locais.
Como fazer uma limpeza energética em locais e objetos
Em sua casa ou quarto, você pode realizar limpeza normal. Varrer e tirar a poeira como se estivesse fazendo uma faxina. Assim que terminar a limpeza física, acenda uma vela ou incenso de sua preferência com a intenção de limpar o ambiente e eliminar qualquer tipo de energia negativa que esteja pairando por ali.
Outra forma também muito eficiente de realizar esse tipo de limpeza de energias ruins em ambientes é reunir com pessoas e fazer orações, abençoar o local e consagra-lo. Existem paróquias onde os padres realizam visitas agendaras para realizarem orações e bençãos em casas ou comércios. Você pode verificar se a igreja, paróquia ou arquidiocese de sua região oferecem esse tipo de serviço.
Caso não, promova periodicamente grupos de orações, rezas e novenas em sua casa com o objetivo de elevar a egrégora local e consequentemente limpar as energias ruins.
Limpeza de objetos
Seguindo a mesma lógica da limpeza energética de locais, para realizar em objetos você começa com uma limpeza física. Em pedras, cordões ou objetos que possam molhar, lave bem em água corrente com sabão neutro.
Em seguida, para remover qualquer resquício de energia densa do objeto, deixe-o em cima de um local arejado e acenda uma vela ou incenso de sua preferencia. Depois faça uma meditação, oração ou prece pedindo para que as energias ruins deste amuleto ou objeto transmutem em energias positivas, curativas ou de bonança.
Use o incenso para varrer o objeto: você pode tanto soprar a fumaça na direção do objeto, quanto pegar o objeto e passar em volta da fumaça ou fogo da vela.
Limpeza energética corporal
Como todos os processos de limpeza que citei aqui no post começamos pela parte física, nada mais junto que iniciarmos a corporal com um belo de um banho.
Com o corpo limpo e relaxado, vista uma roupa confortável, sente-se numa cadeira ou recoste-se na cama com as pernas cruzadas e faça uma meditação ou reze um terço, leia a bíblia. O importante aqui é você criar uma conexão divina e pedir por proteção.
Muito importante quando fizer a limpeza energética é você não consumir bebidas alcóolicas ou medicamentos. Mesmo que você faça uso contínuo, deixe para fazer sua oração ou meditação horas depois do consumo.
Ao finalizar a prática, deite, descanse ou tome um chá. Evite abrir redes sociais ou ver noticiário para não contaminar novamente sua energia. Essa dica vale para vida. Depois que eu parei de acompanhar noticiário e tv aberta, minha energia é outra.
E você, o que achou deste post? Aproveite pra deixar nos comentários a sua dica de limpeza energética que utiliza e compartilhe aqui pra ajudar mais pessoas a fazerem também!
Muito bom! Certos hábitos deveriam fazer parte do nosso dia-a-dia. “Limpar “o espaço que vivemos nos trás leveza. Gostei. Obrigada.
Limpar a casa, o armário de roupa e até mesmo os pensamentos merecem uma faxina de vez em quando.