É preciso aprender desapegar

Desapego

Precisamos falar sobre desapego. Fazer uma limpeza permanente em nossas vidas para que possamos obter novas conquistas. Mas para que isso aconteça, é preciso desapegar de algumas coisas que achamos que são importantes.

Alguns dias, fiz um post falando sobre a importância de fazer uma limpeza da nossa energia. Falei sobre como identificar quando é necessário e como fazer. Hoje o assunto é sobre aprofundar nesta limpeza, física e mental.

Vamos desapegar de bens materiais

Tenho sempre o hábito de fazer uma bela de uma faxina nas minhas coisas a cada três meses, ou menos. Principalmente se estou com projeto de adquirir bens novos.

Eu levo a filosofia de deixar o velho sair para o novo entrar. Procuro sempre fazer isso de forma consciente e sem desperdícios. Passo pra frente o que não serve pra mim e descarto o que não serve pra ninguém.

Isso tem me ajudado muito a não acumular lixo, roupas velhas e aqueles papeizinhos irritantes que a gente costuma acumular no fundo da bolsa. Desapegar de nossos bens materiais dá a sensação de que estamos movimentando nossas vidas, e é verdade.

Até porque, esses objetos já não farão mais parte do meu projeto de vida futuro que eu almejo alcançar. Então, se quero conquistar algo novo, não posso ficar apegada ao que já me serviu no passado.

Desapego de sentimentos

Além de objetos que não nos servem mais, desapegar de emoções, pensamentos e sentimentos que não nos fazem bem também é importante. E para isso, existe uma técnica milenar que ajuda a limpar esse tipo de sentimento da nossa mente de forma quase que instantânea, que é o Ho’oponopono.

A prática nos permite desapegar de sentimentos ruins, nos perdoar e seguir em frente. O Ho’oponopono é uma prática meditativa que pode ser feita por qualquer pessoa de qualquer religião. Pois, o que ela nos ensina é praticar o auto perdão.

Desapegar de sentimentos e energias que não nos fazem bem é tão importante. Pois estudos comprovam que a maior parte das doenças crônicas e auto imunes são causadas por padrões de pensamentos e estilo de vida negativos. Claro que, isso não é uma regra e tem suas excessões.

Mas de fato, manter nossa mente equilibrada, limpa de pensamentos e sentimentos ruins é algo extremamente importante. Principalmente para quem deseja conquistar algo grandioso em sua vida. O nosso padrão mental emite vibrações e acabam atraindo exatamente o que sentimos.

Portanto, se você encontra-se estagnado, com pensamentos ruins e deseja mudar aspectos em sua vida, melhor começar a praticar o desapego mental dos seus sentimentos.

Desapegue de pessoas

É isso mesmo que você leu: desapegue de pessoas. Assim como pensamentos e sentimentos ruins, pessoas que não nos agregam em nada, precisam ser eliminadas de nossas vidas.

Gente que não está nem aí pra você, que tem algum tipo de relacionamento abusivo ou que simplesmente está esperando uma oportunidade de puxar seu tapete. Esses são alguns exemplos de pessoas que devemos desapegar de vez.

Amizades que não nos proporcionam lealdade, não seja uma troca construtiva ou que estão ao nosso lado só para tirar algum benefício próprio, também devem ser cortadas.

Parentes, conhecidos ou vizinhos também se encaixam nessa lista. Qualquer tipo de pessoa que você tenha algum tipo de contato pessoal ou profissional, você pode desapegar da má companhia dela.

Isso não quer dizer que você será rude ou sem educação, mas sim apenas se afastar e não ter em seu convívio pessoas desagradáveis.

E aí, já praticou alguns desses desapegos? Compartilhe este post com pessoas que você acredita que estão precisando desapegar de algo e faça deste conteúdo uma espécie de recado para que ela possa movimentar a vida de forma positiva e saudável!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.