Panetone de natal caseiro
Receitas

Receita de Panetone de Natal caseiro

Depois do sucesso do Pão natalino, hoje você vai aprender a fazer um delicioso Panetone de Natal caseiro que é mais saboroso do que os que compramos em supermercados e padarias? Confira este post especial e aprenda o passo a passo!

A receita especial de Natal deste ano não podia ser outra: um delicioso Panetone caseiro, que não fica devendo em nada em relação aos industrializados. A seguir, confira a lista completa de ingredientes, o modo de preparo e veja como é simples fazer esta receita!

Ingredientes

  • 400ml de água morna;
  • 60g de fermento fresco;
  • 4 colheres de farinha de trigo;
  • 1 ovo inteiro e mais 5 gemas;
  • 5 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sobremesa de sal;
  • 2 colheres de essência de Panetone;
  • 4 colheres de sopa de leite em pó (opcional);
  • 100g de manteiga derretida;
  • 1kg de farinha de trigo;
  • 1 e ½ xícara de gotas de chocolate;
  • 1 e ½ xícara de gotas de frutas cristalizadas;
  • ½ xícara de uva passa (opcional também pra quem não gosta);
  • Margarina derretida para passar por cima do Panetone;
  • Forma de papel para panetone de 250g.

Esponja do Panetone de Natal caseiro

Panetones assados

Antes de começarmos os preparativos da massa em si, vamos preparar a “Esponja” de base da massa. Para isso, em um recipiente acrescente os 400ml de água morna com as 60g de fermento fresco e 4 colheres de farinha de trigo.

Caso você não tenha fermento fresco em casa, pode utilizar o fermento biológico, o de sachê, que a receita dará certo do mesmo jeito.

Modo de preparo

Depois de preparar a esponja, acrescente aos poucos os demais ingredientes e misture bem. Menos as frutas e as gotas de chocolate.

Para que a massa de o ponto correto de corte, amasse bem para que todos os ingredientes se misturem e fique uma massa homogênea. Portanto, é importante sovar por 5 minutos e colocar a massa  para crescer por cerca de 1 hora.

Dica importante: deixe a massa descansar numa vasilha funda e a cubra com um pano para que não tome ar. De acordo com minha mãe, o vento faz com que a massa não cresça o suficiente. Então, melhor não arriscar.

Depois de descansada e crescida, divida a massa em 4 partes. Isto porque, devemos levar em consideração a quantidade de gramas ou quilos que sua forma suporta. Se você tem forma de 250g, então deverá dividir a massa em 4 partes, caso seja de 500g, é só dividir em duas.

Abrindo a massa

Panetone de frutas

Panetone de chocolate

Em seguida, abra a massa para colocar as frutas e as passas ou as gotas de chocolate. Coloque as especiarias enrolando, abrindo novamente e colocando as frutas. Por fim, faça isso 4 vezes até que a massa tenha incorporado as frutas ou o chocolate.

Finalizando o Panetone de Natal Caseiro

Coloque os pedaços de sua massa nas formas de Panetone e deixar crescer novamente até que a massa chegue na altura da borda da forma.

Contudo, com o forno pré aquecido a 180 graus, passe unte a massa do Panetone com a margarina previamente derretida  por cima antes de levar ao forno e asse por cerca de 30 minutos. Espere esfriar e sirva seu Panetone de Natal caseiro para toda a família.

Panetone de Natal caseiro

Com esta deliciosa receita caseira, sem conservantes e aromatizantes artificiais, você proporcionará uma ceia incrível e saborosa à sua família. Se quiser conferir mais fotos do passo a passo da receita, acesse o Pinterest do blog e confira todos os detalhes na íntegra!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

2 comentários

  1. Cláudia Corrêa Alves Fernandes says:

    Esta receita eu recomendo.É muito boa.

    1. É mesmo. Mas não custa nada colocar um pouco mais de essência de baunilha pra ficar com mais gosto de Panetone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *