Pão Italiano Rústico Recheado
Receitas

Aprenda a fazer o pão italiano rústico recheado

Uma delícia de receita que você pode fazer em casa é o pão italiano rústico recheado. Hoje vou postar aqui no blog mais uma receita que minha mãe fez aqui em casa, testou e deu muito certo. Quer aprender a fazer? Então continue lendo o post!

No entanto, como já falei em outras receitas aqui no blog, minha mãe sempre procura novas receitas na internet, seja em sites ou no YouTube, para aprender a fazer pra gente. Esta de pão italiano rústico recheado ela pegou referências em vários canais do YouTube e compilou em uma só, o que deu muito certo.

E como o objetivo desses posts é registrar aqui as receitas que deram certo e ficaram boas, vou compartilhar com vocês como fazer em casa um delicioso pão rústico italiano, que muitas vezes custa caro nos mercados. Vamos aos ingredientes!

pão italiano rústico

Ingredientes

  • 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo e uma porção extra;
  • 1 ⅓ de xícara (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g);
  • 2 colheres (chá) de sal;
  • azeite;
  • água filtrada.
  • 250g de presunto ralado;
  • 250g de mussarela ralada.

Modo de preparo

Comece misturando em uma tigela os ingredientes secos: farinha, sal e fermento. Acrescente aos poucos a água e misture com uma espátula ou colher até que toda massa esteja incorporada.

Por isso, deixe repousar em temperatura ambiente por 10 minutos para que a farinha absorva melhor a água. Em seguida, com a espátula ou colher, revire e dobre a massa sobre ela mesma. Até que ela tenha uma consistência boa para manusear.

Em seguida, transfira a massa para bancada e sove por cerca de 15 minutos até que ela fique macia e úmida. Se preferir, pode utilizar a batedeira em velocidade baixa, com o gancho para massas pesadas, o que vai facilitar e muito o processo.

Contudo, reserve uma vasilha untada com azeite para você depositar a massa separada em uma bola. Cubra a vasilha com um pano de prato ou papel filme e deixe em temperatura ambiente para crescer. Deixe a massa descansar por 1 hora ou até ela dobrar de tamanho.

pão italiano rústico

pão italiano rústico

Segunda etapa do preparo

Depois que a massa dobrar de tamanho, você deverá polvilhar um pouco de farinha de trigo sobre a bancada para sovar novamente a massa por mais 5 minutos.

Então, novamente, faça outra bola com a massa, cubra com o mesmo pano e a deixe descansar por mais 10 minutos. Enquanto a massa descansa, reserve um tabuleiro e polvilhe nele farinha de trigo.

Sobre a bancada, separe a massa ao meio utilizando uma espátula ou faca e faça dois pães redondos. Delicadamente, preencha os pães com o recheio de presunto e mussarela e depois coloque os pães no tabuleiro untado com a emenda da massa para baixo. Cubra com o pano de prato e deixe, novamente, descansar por mais 30 minutos.

Finalizando

Enquanto isso, deixe o forno aquecendo a 220 °C, e assim que o forno estiver bem quente, a massa já terá crescido. Após os 30 minutos, faça 3 cortes paralelos na superfície de cada pão, utilizando uma faca bem afiada. Borrife um pouco de água a sua massa e leve ao forno, pré aquecido, para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem com a casca bem dura.

Sendo assim, após retirar os pães do forno, espere esfriar e retire com cuidado os pães do tabuleiro para embalá-los. Agora é só você saborear o seu pão italiano rústico recheado. Este pão é um ótimo acompanhamento para caldos e sopas. Entretanto, você pode aproveitar para fazer um pão recheado com quatro queijos. Basta retirar a tampa e o miolo e adicionar o creme em seu interior.

E aí, o que achou desta receita de pão italiano rústico recheado? Experimente fazer em casa e me conte aqui nos comentários o que achou. Vou adorar saber se você fez e aprovou essa receita. Aproveite e compartilhe o post com aquela pessoa que adora cozinhar!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Inscreva-se
Notificação Desligada
guest
Deixe seu comentário aqui!
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os commentários
Nayara Bavuso

Ansiosa para fazer essa receita, amei!

Ana Taises

Interessante este texto que acabei de ler em seu blog, continue assim com esses belos artigos. Parabéns belo blog.

Cláudia Corrêa Alves Fernandes

Gostei tanto que farei novamente.