Arroz doce
Receitas

Arroz Doce: uma deliciosa sobremesa fácil de fazer

Se tem uma coisa que mais amo no inverno é que as comidas são as mais gostosas, entenda-se calóricas. Sei que devo maneira e tomar cuidado para não descuidar do peso, mas quem resiste a uma delícia quentinha abraçando seu estômago? Pensando nisso resolvi fazer hoje um arroz doce.

Receita simples e que leva poucos ingredientes. Não postarei a medida exata pois meio que fiz de forma adaptada ao meu gosto.

Siga o passo a passo desta receita super simples para você fazer em casa o seu arroz doce e ter uma sobremesa prática que rende bastante.

Arroz com leite e açúcar

Ingredientes

  • 1 litro e meio de leite de caixinha (ou de vaca se preferir);
  • 3 xícaras e meia de arroz;
  • Água fervendo para cozinhar o arroz;
  • 1 lata de leite condensado;
  • Açúcar cristal a gosto;
  • Cravo e canela a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela bem grande adicione o arroz e a água fervendo, que deverá encobrir todo o arroz no recipiente, e deixe-o cozinhar até estar no ponto, ao dente para macio. Em seguida vá adicionando aos poucos o leite, o cravo e salpique um pouco de canela.

Mexa para que o arroz não grude no fundo da panela e o leite não queime. Neste processo vá adicionando aos poucos e provando o tempero do açúcar. Quando sentir que o arroz está cada vez mais macio é porque está na hora de adicionar a lata de leite condensado.

Misture e não pare de mexer por cerca de um minto. Desligue e transfira imediatamente o arroz doce para uma travessa. Finalize salpicando mais um pouco de canela em pó por cima e depois leve para a geladeira.

Arroz com leite e açúcar

Dica para o arroz doce perfeito

Esta receita nesta quantidade de leite deixa o arroz doce mais encorpado, como um pudim. Se você prefere com mais caldo e molhadinho, sugiro que dobre a quantidade de leite utilizada.

Arroz com leite e açúcar

Esta receita rendeu aproximadamente 4Kg de doce. Lembrando que o arroz ao entrar em contato com a água, ele dobra de quantidade, e a medida que você for cozinhando com o leite, ele encorpará e renderá ainda mais no recipiente. Por isso é importante que se use uma panela grande.

Sobremesa para comer quente ou fria

A versatilidade desta sobremesa é que rende muitas, mas muitas porções que podem ser servidas tanto quente quanto gelada. Para esquentar, caso o tenha levado à geladeira, é só adicionar leite numa panela e despejar a quantidade desejada do doce.

Lembre-se que não é recomendável resfriar e esquentar muitas vezes os alimentos, pois podem perder o sabor original ou até mesmo azedar.

Espero que tenham gostado desta receita e que aproveitem bastante nesse inverno. Se você gostou dessa receita e gostaria de aprender mais, me siga no Pintrest. Lá eu posto imagens e videos que irão te inspirar ainda mais!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *